sexta-feira, 30 de março de 2012

1º Prêmio da Dublagem Carioca


No dia 14 de Março de 2012 aconteceu um dos eventos mais emocionantes, belos e marcantes para os profissionais da dublagem do Rio de Janeiro. Reunidos no Teatro Carlos Gomes, os dubladores fizeram a festa na platéia e no palco, com apresentações de números musicais, quadros de humor e a entrega de troféus em diversas categorias. 


Criado pelos queridos amigos dubladores Maíra Góes e Marcelo Garcia, o prêmio foi, na sua essência, uma grande confraternização da categoria, uma noite mágica e inesquecível, comovente e extremamente alegre, que contagiou a todos. Um verdadeiro marco na história da dublagem brasileira.

Eu estava extremamente emocionado, tomado pela energia do ambiente, e tentei registrar com minha velha câmera de guerra alguns momentos. Não foram todos, infelizmente. Pretendo estar no ano que vem com uma câmera novinha, com qualidade de imagem melhor, para poder continuar a documentar o evento.




















Para uma das atrações da noite, fizemos um mini documentário fictício sobre uma suposta invasão alienígena, onde as vozes dos dubladores foram trocadas. Eu utilizei várias cenas e brincadeiras que já tinha gravado com meus colegas no decorrer desses anos e dublamos. O resultado você vê nesse vídeo bizarro, estranho e muito engraçado!  =)




Foi assim também que eu me senti na noite do 1º Prêmio da Dublagem Carioca, exatamente como o Tobias, em um sonho de criança, daqueles lindos, bem gostosos, que a gente fica lutando na cama pra que não acabe. Daqueles que a gente busca um caderninho pra anotar rapidamente, antes que ele desapareça da memória. 



Esse evento está marcado no meu espírito e levarei essas lembranças comigo até o fim da vida. Poder ter a oportunidade única de ver os meus amigos e colegas unidos na platéia e no palco, juntos em um espetáculo lindo foi o maior presente que eu poderia ter recebido nesses 20 anos de minha profissão. A energia que estava fluindo entre os corredores, nos bastidores, nas mentes das pessoas era extremamente forte e bonita. Um pedacinho do céu desceu naquela noite mágica, trazido por anjos artistas. 

Citando Oscar Wilde, como fiz ao receber o prêmio: "(...) é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos." 

Um beijo, com todo o meu respeito, carinho, gratidão e amor, por todos os colegas dubladores. 



12 comentários:

@Lucci_N disse...

Puuuxa, eu não me canso de recordar desse dia que, sem dúvidas,
ficará marcado na memória de quem teve o privilégio de presenciar!!!!
Foi tão perfeito que nem parecia real XD
Eu agradeço a Deus pela oportunidade que tive, pois foi um presente pra mim também!!
Parabéns, novamente, Tio Briggs =D

Luiz Spike disse...

Tudo isso foi um grande presente não só para vocês profissionais, Guilherme. Mas também para todos que amam e respeitam essa profissão que só aqui no Brasil recebe um tratamento todo especial e único, em nenhum outro lugar do mundo as obras estrangeiras são acolhidas e recheadas pela dublagem com espírito e tanta força; como acontece em geral por aqui, em todas as àreas. Afinal o brasileiro é culturalmente hospitaleiro e sempre abre os braços para os que aqui aportam. Meus parabéns e um muito obrigado á todos, em especial á Maíra Góes e Marcelo Garcia, que criaram este prêmio, e á você Guilherme, por dividir esse ACONTECIMENTO tão gostoso através dos seus vídeos e "sites". ^__^V
- Luiz Augusto (Luiz Spike)

É da Manu ;) disse...

Parabéns pelo vídeo! Amor e determinação fazem o seu caminho! =)

É da Manu ;) disse...

Parabéns pelo vídeo "Um dia de Dublador"! Amor e determinação fazem o seu caminho! =)

DiasCamila disse...

Lá em casam, somos mega fãs do teu trabalho!
Toda a premiação é sinal de um talento identificado e você merece todas!
Um grande abraço!
Camila, Flavio, Max e LOGAN!
P.S. Amamos o seu desenho lá no A Vida com Logan tbm, viu! Brigadão!

B. de Campos disse...

Que evento maravilhoso, Briggs! Que trabalho extraordinário e abençoado é esse de ator. Principalmente em dublagem, que tem um tom de mistério a mais... A gente sempre imagina a voz por traz do personagem , seja de filme ou animação. É mesmo uma profissão que demanda muito talento, por isso mesmo é pura poesia.

Evento lindíssimo e à altura dos prestigiados, que merecem todas as homenagens.

Sonho realizado seria poder ir ao Rio e a Sampa conhecer os estúdios e os atores.

Um grande abraço e parabéns pela post-reportagem brilhante.


Bruna Campos.

B. de Campos disse...

PS.: Por 'trás', não por 'traz'. Escrevi errado =]

Formato Americano disse...

Parabéns Guilherme Briggs. São por essas e outras razões que sempre vou ao cinema e assisto aos filmes dublados com muito orgulho.
A Dublagem Brasileira é a melhor do mundo sem dúvidas nenhuma e vc é um dos responsáveis por tantas dublagem primorosas e de excelente qualidade.

Parabéns e que a força esteja sempre com vc.

Guilherme Encinas disse...

Como eu queria ter ido neste evento *-*
Não tenho nem palavras para descrever o quanto feliz eu ficaria, o Drummond encara o humor como a coisa mais parecida com o Amor, vocês dubladores nos inspiram com este humor e este amor que tem pelo trabalho de vocês. E isto é que nos faz gostar tanto, vocês são importantes na vida de muitas pessoas, inclusive da minha... Não sei o que seria assitir desenhos e filmes em outro idioma ou em vozes sem expressão.
É uma pena que muitas pessoas não enxergam isto.
Uma das minhas maiores paixões sem dúvida é o cinema e uma das minhas maiores inspirações para seguir meus sonhos é o cinema com a dublagem.
Vocês são meus maiores ídolos brasileiros, muito obrigado por sempre nos trazer alegria e emoção com o trabalho de vocês e toda esta dedicação.
Um grande abraço à você Guilherme Briggs e todos da dublagem.

Anônimo disse...

Muito clássico ver o prêmio, mesmo através do youtube. É uma viagem a infância e a todos os filmes já vistos. Acho que só faltou o Ricardo Marianno falando: versão brasileira Herbert Richers.

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaaaaa!!! Estou maravilhada com tudo isto que eu vi, me apaixonei pela dublagem quando vi o Garcia Jr. na Xuxa ha muito tempo, pra ser exata quando estava começando a passar Heman no programa dela e ele foi para uma entrevista, na epoca tambem passava Magyver e desde então eu sempre quis conhecer os maravilhosos dubladores dos filmes, acho todos vocês incriveis ... grandiosos... nossa estou emocionada, sempre busquei formas de poder ve-los e sem querer vim parar aqui, é uma honra pra mim e uma imensa satisfação poder conhece-los uau!!!
Peço a Deus que os abençoe cada vez mais e que vcs possam sempre continuar nos alegrando e enriquecendo nossos dias com esse grande talento e essas vozes maravilhosas .
Fiquem com Deus e obrigado. Cristina

Victor Barbosa disse...

Foi de emocionar ouvir tantas vozes e associar não só aos personagens, mas finalmente ver como muitos se parecem! Uma parabéns pra todos vocês, dubladores: sem vocês, minha infância não seria a mesma. Abraços!