sábado, 29 de janeiro de 2011

Carta de um pai (Anime Dreams)


Como uma das primeiras postagens sobre minha viagem a São Paulo para participar dos eventos Campus Party e Anime Dreams, gostaria de compartilhar com vocês este e-mail que recebi de Mauricio Franchi, um carinhoso fã e pai de família. Não preciso dizer o quanto fiquei comovido e sensibilizado pelas palavras que ele me presenteou, com tanta simplicidade e ternura. Por favor, leiam =)

Olá Guilherme

Aqui é Mauricio Franchi, de SP. Eu e minha filha Mariana estivemos em São Paulo no último Anime Dreams. Estou mandando para você algumas fotos da palestra, bem como da parte dos autógrafos. Tenho certeza que você vai se lembrar de mim e da minha filha, não só pelas fotos, mas por algo que te falei no dia! Sobre com especialmente eu tinha curtido o que você tinha falado sobre seu pai. E não só o que tinha falado, mas "como" tinha falado! Achei muito bonita essa sua relação com seu pai até hoje, dá para sentir essa energia, essa ligação! (KRONK falando: " - É...dá para sentir!) rs Dá até (quem é mais sensível como eu) para sentir você se esforçando para não se emocionar falando dele! E foi muito bonita ainda a mensagem que deu para minha filha para curtir o pai dela!

Sabe, tenho a bênção e a sorte de ter pais vivos e jovens, bem humorados, que curtem filmes, músicas (minha mãe é roqueira, curte heavy metal para ter uma idéia...rs..uma senhora de 68 anos com camisa de Kiss, Iron Maiden...).
E eu da mesma forma tenho essa ligação com meus pais em torno de música. Amo música, cresci ouvindo música, principalmente rock...Elvis, Beatles, Monkees, Simon & Garfunkel...e por aí vai.

E claro, passei isso para meus filhos (fora a Mariana, tenho o Henrique de 25 anos que não veio por estar trabalhando, mas que igualmente te adora!), esse amor pela música. E quando contou como teve esse despertar pela arte, pela brincadeira, pela "magia" da vida, por fazer viver eternamente em si o que os terapeutas chamam da "criança interior" com o seu pai...cara, aquilo não só me tocou, me emocionou! Me identifiquei de pronto!

Tanto com meus pais, como o que vivo com meus filhos, no sentido de ligação! Hoje, sou separado da mãe deles, minha vida vem passando por uma transformação toda emocional, psicológica, espiritual...sabe aquele momento em que você para e se pergunta: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou?



Nesse momento, percebi o quanto a minha família é importante para mim. E estou bastante junto dos meus pais e dos meus filhos, sempre que posso! E outra coisa que me encantou muito em ti, foi a sua ética profissional! Você realmente é um cara positivo, que ama a vida e é um baita exemplo para essa moçada toda que te segue!

Te fizerem pergunta que se você fosse engativo, poderia meter o pau em atores que eventualmente dublam e não! Você foi um "gentleman"! Verdade! Você não fugiu da raia e ficou no muro, ao contrário! Você foi carinhoso e amoroso o tempo todo com outros profissionais que "teoricamente" seriam digamos...até seus concorrentes.

Eu confesso que não conhecia tanto assim a dimensão do seu trabalho, como minha filha por exemplo! O que eu conhecia, eu adorava! O primeiro foi o Buzz, que marcou abstante a gente! Depois para mim, foi o Kronk (um dos meus favoritos!) Aí tem o Bruce (do Nemo), o Rei Julien (impagável!)...Grinch .

Agora, sabe de uma coisa? Aconteceu um fenômeno depois do dia que assiti a palestra? Comecei a assitir filmes dublados ( e olha que só assitia legendados)...para ouvir o Guilherme Briggs... Sabe Guilherme, assistindo uma palestra na Ordem Rosacruz AMORC, onde frequento, o palestrante falava sobre julgamento. E sobre a importância de termos o máximo de informações possível para não fazermos um juízo errôneo ou incompleto. Então, como exemplo, ele pegou um quadro e mostrou às pessoas. Pediu que elas olhasse e analisassem o quadro. Em seguida, pediu que dessem uma nota ao quadro. Uma nota qualquer, aleatória! E as notas foram se sucedendo...7, 6, 8, 5...variadas notas...ninguém deu nota DEZ ano quadro! NINGUÉM!!! Aí o palestrante continuou: " Pois bem! Agora, vou-lhes dar uma informação sobre esse quadro! Foi pintado por uma garota vitimada pela Talidomida e que não tem nem pernas e nem braços e pintou esse quadro usando a boca. Silêncio total na sala! E agora (ele perguntou) que nota vocês dão ao quadro? Como não podia deixar de ser as pessoas entusiasmadas davam 10, 100, 1000 para o quadro.

Porque?

Porque passaram a ter uma informação que antes não tinham! E essa informação emocional, para eles era vital!

Voltando ao nosso caso! Eu gostava do seu trabalho! Muito! Todos os que eu conhecia (que era pouquíssimo diante do Universo Guilherme Briggs) eu adorava! Mas conhecia pouco (em quantidade!) Mas adorava a qualidade! Agora, após a palestra, após essa informação que meu cérebro reteve do ser humano que você é, passei a admirar também (e muito!) o Homem! O Ser Humano! Não só o profissional, o artista, entende? Parabéns! Vou te mandar mais fotos e tem também uns vídeos que minha filha captou também no evento!

Grande abraço e sucesso!!!
E continue com a magia!!!
Para o infinito... e além!!!

Mauricio Franchi

20 comentários:

Dragneel disse...

Esse senhor conseguiu expressar em palavras aquilo que nós, seus fãs, achamos de você. Você é um ser unico que nasce a cada 100 anos que merece muito repeito. Você, Guilherme Briggs, é , como dizem os cientistas, um gênio. Foi por sua causa que eu me interessei em fazer dublagem, pena que a minha timidez faça com que eu faça uma faculdade de teatro.
Muito obrigado Guilherme Briggs e que sua vida continue com essa luz que te ilumina e te mostra ao mundo.
Valeu, tio Briggs.

a Freire disse...

Fatão.
Eu confesso que passei a valorizar mais a dublagem também.

Fernanda Hallais disse...

Fiquei emocionada aqui *---* Que lindo!!

Nhá, não tem muito o que dizer, fiquei sem palavras! Simplesmente lindo, emocionante, marcante! *--*

Blue Madness disse...

Também passei por essa mudança, de no início conhecer o Guilherme Briggs dublador, e depois de um tempo, acompanhando de perto o DeviantArt, e o saudoso antigo blog, passei a conhecer a PESSOA Guilherme Briggs, e isso pra mim foi uma grande experiência, que até hoje considero enriquecedora, e me fez amadurecer bastante...

... agora só falta eu conhecer o Guilherme pessoalmente também! =3
Vamo lá, Gui, passa num evento daqui da Bahia! \o/

Deivi disse...

cara....essse senhor mandou muito bem...eh isso q sempre me falam...qndo alguem tem o dom da palavra...
confesso q fiquei com remorso pq naum tenho essa ligação com meus pais...mas vou tentar mudar isso...
Parabéns viu Guilherme Briggs...seu cárater cativa todas as geraçoes...

Jorge Henrique disse...

Eu comecei a me interessar por dublagem em 2008, lembro de ter "desenterrado" Cowboy Bebop, eu já tinha assistido legendado, nessa época eu era um Xiita defensor de animes legendados(embora tenha me decepcionado com a dublagem japonesa de Rurouni Kenshin). Eu lembro que quando emprestei o filme a um amigo eu disse:
- Cara, você não vai acreditar, eles colocaram a vóz do Denzel Washington no Spike... (.-.)

E um dia eu assisti Transformers e reconheci a "voz do Spike" e resolvi começar a pesquisar sobre dublagem, acho até que o Gui foi o primeiro dublador que eu fiquei sabendo o nome, e a partir daí eu comecei a gostar de dublagem e sou fã confesso do Guilherme..

Abraços,

Heverton "@Smaug__" disse...

haha que legal, fiquei conversando com esse senhor na fila ^^, ele elogiava muito seu trabalho, e sua pessoa.
Sabias palavras, quem nao passa a valorizar mais o trabalho depois de conhecer o profissional? Ainda mais quando o profissional é alguem como Briggs ^^, voce é um genio no que faz ^^
Se tenho coragem de mudar de area e ir atras do que realmente quero fazer ( profissionalmente) , isso teve muita influencia sua.
Fiquei muito emocionado lendo isso =)
Ir no Dreams fez meu ano começar com chave de ouro =D

Marcuzinhu_1337 disse...

Realmente emocionante...

Comigo acontece algo engraçado: sempre que vejo um filme e percebo a sua voz na dublagem solto: "Ih, é o Briggs!" E todos perguntam: "Quem?"
Fico super feliz em dizer com orgulho a pessoa maravilhosa que você é. E que merece tudo de bom... ^^

- Fernando Henrique disse...
[...] Você é um ser unico que nasce a cada 100 anos que merece muito repeito.[...] - O Briggs é o AVATAR!!! \o/

Brincadeirinha xP

Kid disse...

É muito bom ver dubladores como o Guilherme, Orlando Drummond, Mário Monjardim, Gilberto Barolli, Mauro Ramos, Miriam Ficher etc tendo o valor so seu trabalho reconhecido pelos fãs. Parabéns a vc Guilherme, que tem sido primordial para a divulgação dos rostos dessas figuras cativantes! Hoje, temos uma nova categoria de fã, o fã de dublagem rsrsrs!
abraço

José Ricardo disse...

Cara....imagine um comentário mudo (sem palavras)....é este.


Parabéns para este cara.. ele ressaltou uma coisa muito importante que está sempre na nossa frente, mas muitas vezes não levamos em consideração.

E parabéns pra vc...autentico, verdadeiro. Capaz de tornar publico esta pessoa que trabalha e nao uma máquina que tem a rotina casa-trabalho.

Abraço

Gabriel R. Guerra disse...

Muito legal!Eu fui na palestra e foi realmente emocionante(além de engraçada,divertida e tudo mais =P ),O mais legal é isso,conhecer os ídolos e perceber que também são gente normal(ou nem tanto =P)!

PS:Na primeira foto,o Buzz da esquerda sou eu!!! Sai no Teatro de Bonecos manhê!!! (Bom,eu não,mas pelo menos meu Buzz saiu!XD)

Fábio Ribas disse...

Quando eu leio e ouço coisas sobre o Briggs eu quero que as outras pessoas também vejam e compartilhem comigo. E não é exagero! Eu até gravei um podcast que o Guilherme fez com o www.radiofobia.com.br pra mostrar pra minha namorada e dizer pra ela quanto é importante o papel dos pais na educação e futuro dos filhos. Sou apaixonado por rádio e tudo que envolve rádio e TV. Gravava programinhas quando era criança em fita K7 num rádio velho. Quem conhece a história do Guilherme sabe que ele fazia o mesmo com o pai dele. Eu queria ter tido esse incentivo, não tive por simplicidade dos meus pais que sempre me deram uma ótima educação, mas não tiveram formação suficiente, para apoiar não só a educação como também a cultura na forma artística. Enfim me emociono facilmente quando vejo os depoimentos do Guilherme e cheguei a chorar o ouvindo falar do pai. Quero ser um bom pai e você Guilherme será exemplo.

Saúde, sucesso e paz.

Fábio Ribas

felipediego disse...

Eu sou pai, e muito jovem, tenho 28 anos e 2 filhos... e sempre pensei, oq seria de mim, pq não existe "escola" que te ensine a ser pai, e acho q como tantos me emocionei demais com a historia do guilherme briggs que ouvi no nerdcast, e a partir dali vi uma luz um exemplo a ser seguido, o do sr Henrique, eu sou muito grato por ter conhecido a sua história e seu trabalho, eu tb era um "legendário" mas hj caço seus trabalhos pq sei que ali tem um selo briggs de qualidade... acompanho todas as suas aparições e espero um dia ter a oportunidade de conhecer pessoalmente!

Anônimo disse...

Emocionante o depoimento... Eu estava na palestra e nao pude conter as lagrimas quando te ouvi falando do seu pai. Ja nao tenho minha mae comigo mas felizmente tive uma relacao muito proxima e intensa com ela, e sei como isso abranda a saudade. Tenho 34 anos, advogada, mas com uma crianca interior que grita o tempo todo! E ela fica ainda mais entusiasmada quando assiste ao seu trabalho, mesmo que seja como o malvado Kent do Gigante de Ferro, rsrsrs. Parabens por inspirar as pessoas! Andrea

Deia disse...

Foi nessa palestra que conheci muito da pessoa que eh Briggs, o que me fez crescer muito mais a admiração por ele, não só pelo artista inigualável que é mas sim pela simplicidade que ele é. A carta diz td. =')

Mary disse...

Para o infinito... e além! amei xD Realmente emocionante =]

Iago Macedo disse...

O autor do e-mail conseguiu expressar tudo que sentimos em relação a você, eu tive exatamente as mesmas impressões dele. A partir que pude conhecer melhor o seu trabalho, vi a grande pessoa que você é, carinhoso com os fãs, simpático e um talento nato. Peço que você nunca deixe de ser esse exemplo que é, uma pessoa de bom coração. Parabéns pelo seu trabalho, e quero dizer que te admiro imensamente. Muito Obrigado por tudo. ( quando vier a Fortaleza-CE, algum dia para dar palestras, avise que irei sem falta.)

Mauricio " Veeresh Prem Das" Franchi disse...

Olá
Sou o Maurício Franchi...o "senhor" que mandou a carta a Guilherme Briggs.
Pode a gente se emocionar com o que já estava emocionado? rs
Foi emoção em cima de emoção!
Foi realmente uma surpresa entrar aqui hoje e ver todos estes posts.
E entendo que todos eles sejam mérito do lindo trabalho do Guilherme Briggs e do ser humano que ele é.
Essa é a beleza da arte em qualquer modalidade! É fazer com que a pessoa que leia ou ouça ou veja se identifique com aquilo.
Quando escrevi, botei meu coração, minha alma e não imaginava que viria a público, aí o Briggs pediu para mim e autorizei.
Achei demais as pessoas jovens e adultas se identificarem numa coisa comum que é um sentimento, uma força que nos une, amor fraternal, amor de família, amor pela arte, amor pela vida, amor ao próximo, veja independente de religião!
E isso Guilherme que incita em nós ocm se trabalho, com sua magia e com esse ser humano bárbaro que você é!
Taí essa galera maravilhosa que não me deixa mentir e concorda comigo!
Mais uma vez, parabéns Guilherme!
Estamos todos aqui!
Torcendo por você!
E te amando!
Pelo artista e pelos er humano!
Até...

Mauricio Franchi

Joice de Azevedo disse...

puxa! emocionante era tudo que eu e meu marido gostariamos de dizer um dia pra você! parabéns por tudo que é!!!!

Vinicius disse...

Caraambaaa manoow, eu fiquei conversando com esse senhor na fila tbm, eu e o Heverton, batemos um papo bem longo sobre você guilherme, você é realmente incrível, caramba, ler isso e ver as fotos dele com a filha me dá saudades do Dia 21 de Janeiro, nossa, emocionei mesmo! ^^

Parabéns Guilherme, por tudo, pelo seu talento, pela sua pessoa, por tudo mesmo!!