Eu sempre quis fazer uma série de fotografias que mostrassem lugares ou coisas cotidianas que despertassem algum sentimento estranho, aquela sensação de medo, que a gente não consegue explicar.
Quando vi esse boneco do Jack Nicholson como seu imortal personagem Jack Torrance, de O Iluminado, fiquei impressionado com a riqueza de detalhes. Pelas fotos que vi pelo E-Bay, ele parecia até mesmo o ator em alguma cena não filmada, tamanho realismo. Entrei em contato com o vendedor(1) - muito simpático, por sinal - fechamos negócio e eu fiquei esperando meu Jack chegar de avião lá da Coréia até o Brasil.
Fiquei estarrecido e com medo também, pois nas primeiras fotos, de brincadeira, eu percebi uma coisa: A realidade era tão grande, que o boneco parecia estar SUANDO.
A pele gordurosa, brilhante, cheia de vincos e marcas de expressão, com a barba mal feita, olhos injetados e cabelos desalinhados e as pequenas feridas de sangue em todo o rosto criavam uma sensação de desconforto em mim. Eu tinha a impressão que o boneco iria acordar do sono do reino de plástico a qualquer momento, exigindo que eu explicasse onde ele estava, totalmente descontrolado e aos berros.
Lembrei de alguns casos em que colecionadores reclamaram de seus bonecos terem se mexido durante a noite, assumindo uma posição diferente, bem sutil, como se estivessem vencendo as juntas congeladas pela falta de um espírito humano em seus corpos manufaturados.
O grande motivo de manterem seus itens em caixas não era para valorizar o preço e sim para mantê-los em um vácuo controlado, entorpecedor, para que o boneco não saísse e começasse a roubar porções da alma de seu dono ou de animais da casa.
Sim, muitos bonecos são como vampiros de ectoplasma.
Jamais esqueci de um incidente em que um boneco do Mickey Mouse (Disney) roubou porções do ectoplasma de um boneco da Warner (acredito que um Patolino ou um Gaguinho, não tenho certeza) e acabou se jogando na lareira.
Espero conseguir registrar mais criaturas urbanas escondidas e camufladas em nosso dia a dia.
... se assim estas permitirem...
Notas:
(1) Um fato curioso: A caixa do boneco do Jack estava lacrada de uma forma extremamente (e assustadoramente) obsessiva, com fitas adesivas industriais, goma arábica e grampos reforçados.
...e o vendedor parecia realmente MUITO alegre em ter feito essa venda.
(medo)
6 comentários:
ô manhê, o tio Guilherme tá me assustando de novo...
¬¬"
Tenha medo. Tenha muito medo.
Cara muito perfeito este boneco! Eu tinha visto no http://blogdebrinquedo.com.br/ do Dado Ellis.
Muito perfeito mesmo!
Ah e parabéns pelas fotos, ficam ótimas! :D
Tio, eu quero um Jack também! Até minha monografia foi sobre O Iluminado e, por algum motivo, vivia sonhando com essa carinha linda dele aí...
Caraca Gui, muito bacana esse Boneco!!! Quando o pessoal vai na tua casa, eles devem ficar babando em cima deles neh???
uma vez comprei um filme que veio com o disco grudado na caixa dele. Quem sabe é um disco voador!
O vendedor pareceu muito satisfeito por tê-lo vendido. *medo*
Postar um comentário